Medicina Antroposófica: você já conhece?
A Medicina Antroposófica foi fundada por Rudolf Steiner e a ginecologista holandesa Dra. Ita Wegman em 1920, com bases nos princípios da Antroposofia (antropos - homem; sofia - estudo) de Rudolf Steiner. A Dra. Ita Wegman estudou em Zurich também e foi para Arlesheim fundar uma das primeiras clínicas. A sede da Antroposofia fica em Dornach, na Suíça, onde fica o Goetheanum e em vários países Europeus atualmente há hospitais antroposóficos.
Para ser um médico com esta visão ampliada da medicina, precisa possuir a formação médica convencional, a formação básica de antroposofia e a formação médica antroposófica.
O olhar para o paciente é feito com alguns princípios como a trimembração, quadrimembração, a biografia, os temperamentos. Sendo assim, vemos o paciente como um todo e em seu contexto de vida.
O tratamento é baseado nas terapias medicamentosas e não medicamentosas e pode ser para doenças agudas ou crônicas, bem como em oncologia.
Sobre o tratamento não medicamentoso, há diversas práticas como compressas, banhos, musicoterapia, quirofonética, artes, canto.
Dentre os medicamentos, há os injetáveis, os tópicos e os via oral. Incluem os reinos da natureza, são diluídos, dinamizados, fermentados e respeitam a botânica, a harmonia entre os reinos da natureza, os ciclos circadianos, de maneira rigorosamente para a colheita e processamento. São regulamentados pela Anvisa e feitos com uma série de cuidados para que o princípio da elaboração do medicamento haja no paciente como forma de ajudar a criar essas forças transformadoras da doença.
O médico antroposófico indica medicamentos alopáticos quando necessário, combinados com os antroposóficos; e conversa com o paciente para a aplicação das terapias não medicamentosas, consagrando uma medicina multidisciplinar, integrativa e que tem um olhar ampliado do contexto do paciente.
A seguir mostro algumas fotos da minha recente visita ao Goetheanum, o Viscum album colhido no inverno e apresentando o Viscum album na árvore hospedeiro.
Para agendar consulta no Itaim ou Higienópolis, o telefone é 3230.4339 ou pelo site www.draadrianabasso.com.br